Posts

  • Osvaldo Braun

    O “MÉDICO-CHEFE” DE CHAPADA No mês de maio de 1941 dirigia-se pelo Pacífico para a América Central um grande navio de passageiros. Na popa tremulava em cores vivas a bandeira nacional do país do Sol Nascente, o ponto vermelho sobre o fundo branco brilhante. Era o Nana-Maru, o último navio japonês a cruzar as reclusas…

  • Os nossos Andorinhões, onde estão?

    Os andorinhões compõem uma família de aves que se assemelham a andorinhas mas que são parentes dos beija-flores, compondo a ordem Apodiformes. São insetívoros extremamente especializados que passam todo o dia voando atrás de insetos que andam em enxames e que dormem em paredões atrás de cachoeiras ou em cavernas. Nesse sentido, é importante deixar…

  • Delmiro Gouveia

    No ano de 1914, em plena caatinga, surge o lugarejo com o nome de Pedra, onde se materializa toda a força do empreendedorismo. O que vemos naquele cenário de mais de um século? Vemos um traçado moderno de ruas, com residências de bom padrão, em alvenaria, servidas por água, eletricidade e sistema de esgoto. Os…

  • História da Eletricidade no Brasil

    O emprego da energia elétrica no país teve como marcos pioneiros a instalação da Usina Hidrelétrica Ribeirão do Inferno, em 1883, destinada ao fornecimento de força motriz a serviços de mineração em Diamantina, Minas Gerais; a Usina Hidrelétrica da Companhia Fiação e Tecidos São Silvestre, de 1885, no município de Viçosa, também em Minas Gerais;…

  • Conflitos pelo governo de Mato Grosso na Primeira República

    Os conflitos pelo governo de Mato Grosso na Primeira República envolveram a violência armada em vários momentos entre 1892 e 1916, opondo coronéis situacionistas e oposicionistas e empregando milícias particulares, a Força Pública estadual, a Guarda Nacional, o Exército e a Marinha. Os governos estaduais eram instáveis e a oposição podia recorrer à força armada para chegar ao poder. Cuiabá foi sitiada várias vezes. O governo federal tomava partido de um dos lados. A participação dos militares na política local…

  • MATO GROSSO: LUTAS ENTRE 1891 E 1906

    LUTAS ENTRE 1891 E 1906 Revolução da legalidade A notícia da Proclamação da República constituíra surpresa em Mato Grosso, lá chegando em 9 de dezembro de 1889. Alvoroçados pela desconcertante e inesperada mudança, os políticos de Cuiabá trataram de organizar um novo governo, pois o presidente da Província renunciara. Assumiu-o o General Antônio Maria Coelho,…

Leave a Reply