RIO DA CASCA

Caixa d’água

Caixa d’água
Reservatório criado por organização nordestina utiliza sobras de telhas e é capaz de armazenar até mil litros de água 

 

Algumas vezes, uma boa ideia pode ter como ponto de partida uma situação inusitada. No caso do inventor e administrador da Agência Mandalla, Willy Pessoa, a criação de uma caixa d’água surgiu com um tropeço. Depois de ter inventado o chalé codorna (matéria publicada na edição 280, de fevereiro de 2009), algumas telhas que serviram para a cobertura do galinheiro ficaram espalhadas pelo chão. E, ao tropeçar em uma delas, Willy quis inventar alguma coisa que pudesse reaproveitá-las.A Agência Mandalla fica no Nordeste do Brasil, uma região conhecida pela escassez de água e, segundo Willy, pela escassez de informação. Não foi difícil para ele juntar as telhas com a questão da seca para criar um reservatório de água capaz de armazenar até mil litros.

Com um formato hexagonal, as caixas d’água são simples, fáceis de fazer e ficam prontas em apenas dois dias, tempo suficiente para a argamassa secar. O único conhecimento prévio é saber preparar a massa com cimento e areia. A atenção deve ser redobrada na hora de cortar as telhas, amarrar os ferros e aplicar a argamassa. O reservatório tem 1,22 metro de altura, seis lados de 50 centímetros cada e 84 centímetros de abertura.

Como o investimento é de cerca de 70 reais, o reservatório é ideal para agricultores familiares e até pessoas que moram na cidade e desejam armazenar a água da chuva. É preciso tomar cuidado com eventuais rachaduras que podem estragar a caixa.Para isso, evite deixar o reservatório seco por mais de dois dias e pinte o lado externo das telhas. Outra dica importante: providencie uma tampa para quando não estiver usando a caixa, assim, evita-se a proliferação de doenças e de insetos, como o mosquito da dengue.

Mais informações: Agência Mandalla DHSA, Av. Rui Barbosa, 1101, João Pessoa, PB. CEP 58040-491. Tel. (83)3243-2621, comunicacao@agenciamandalla.org.br, www.agenciamandalla.org.br
Você tem um invento e gostaria de divulgá-lo nesta seção? Então envie um breve resumo de sua invenção para grural@edglobo.com.br . Não se esqueça de colocar seu nome completo, endereço, e-mail e telefone para que possamos entrar em contato
Mãos à obra

 

Material
• 03 telhas onduladas de zinco de 2,44 metros de comprimento por 50 centímetros de largura cada
• 04 quilos de ferro de 4,2 milímetros de espessura
• 02 quilos de arame pré-cozido
• 01 saco de cimento
• 03 carrinhos ou 15 latas de 20 litros de areia
• 01 colher de pedreiro

PASSO A PASSO